terça-feira, 24 de maio de 2011

No mês de Maio a sala do 2º ano da professora Marli em parceria com a professora de Leitura Roberta apresentaram para todos uma poesia de Pedro Bandeira .

Parabéns a todos bela bela iniciativa.










NANA, mamãe...


A mamãe

não me bota mais no colo,

não bota mais,

não me embala mais o sono,

não embala mais,

não canta pra eu dormir...

não canta mais...

Não bota mais,

não embala mais,

não canta mais...



Eu bem sei que já faz tempo

que ela ainda me embalava,

mas me lembro muito bem,

era assim que ela cantava:

"Dorme, dorme, filhinho,

meu anjinho inocente,

dorme, meu queridinho,

que a mamãe está contente..."



Mas o tempo passou,

passou, passou,

e a cantiga calou

calou, calou...

Eo menino foi crescendo,

cresceu, cresceu,

mas aquela voz ficou,

ficou, ficou...



Eu agora já sou grande,

tenho quase a altura dela.

Vai chegar a minha vez

de poder cantar pra ela...


Pedro Bandeira










Dia 13 de Maio

A LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS que é comemorada nesta data e que representa uma mancha na nossa história, marcada pela discriminação, pelos maus tratos, pelo abuso de poder e, pelo sofrimento de um povo que enriqueceu a nossa cultura com seus usos e costumes será sempre lembrada.



O negro deixa muitas coisas como herança à nossa cultura. Tipos de comidas como a feijoada, palavras usadas na nossa língua, instrumentos musicais, dança e música.



E, foi para monstrar uma destas heranças culturais que aconteceu esta apresentação.



Na E.M.E.F "JOSÉ SABBAG" esta data foi lembrada no pátio da escola pelo funcionário Marcos.



Marcos demonstrou o instrumento chamado berimbau que é usado para a "capoeira". Para que todos os alunos entendessem a história deste instrumento e deste ritmo, ele explicou que este tipo de ritmo musical começou como forma dos escravos colocarem as tristezas para fora e o que a principio era uma dança, passou a ser uma luta, uma forma de defesa,



Os toques no berimbau são muitos e cada um tem um significado.



Hoje em dia temos academias que ensinam a capoeira como forma de manter bom condicionamento físico, a dança é apresentanda ao som do berimbau e seguida de palmas.



Alunos da escola que aprendem a dança foram "dar uma palhinha" para todos.










































Uma escola que pensa na educação como um todo integrado tem o comprometimento de todos e pode contar com informações de todos.


Parabéns Marcos, você enriqueceu o nosso dia como professores e deixou em cada um dos alunos o som e a cultura do berimbau.


VALEU MARCOS.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Campanha da Fraternidade 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE NA EMEF JOSÉ SABBAG


Tema : Fraternidade e a vida no planeta.

Lema : A criação geme em dores de parto.


A Campanha da Fraternidade de 2011 tem como objetivo unir todos os povos não importando a raça, a cor e a religião, para a realização de melhores condições de vida no planeta. Conclamamos a todos que como irmãos partilhemos desta idéia: "A criação geme em dores de parto" representa o grito de socorro do nosso Planeta. Não é possível mais fecharmos os olhos.

Não é possível dizermos que o problema não é nosso. Não é possível mais vermos as catástrofes acontecerem no mundo e pensarmos que estamos imunes.

Os professores da EMEF José Sabbag não poderiam deixar de abraçar esta Campanha e, fazem isto, monstrando a todos que é possível economizar a Natureza usando a Razão e o Coração para trabalhar a RECICLAGEM. Vamos cuidar do nosso planeta e divulgar esta Campanha com muita fé, pois as nossas crianças lutam por isto e querem saber

"O QUE SERÁ DESTE PLANETA AZUL".














































quinta-feira, 19 de maio de 2011

Arte na Escola - Dia das Mães

A E.M.E.F. " JOSÉ SABBAG" em mais um momento especial e, interagindo com a ETI Escola de Tempo Integral tem o prazer de homenagear este dia tão especial que é o Dia das Mães.


Reconhecendo que a vida é uma arte e que estes valores se desenvolvem no espaço escolar, buscando o desenvolvimento do educando e da interação família/escola a E.M.E.F. " José Sabbag" recebe os familiares responsáveis por estas crianças que neste espaço escolar aprendem e ensinam.


A E.M.E.F."José Sabbag" e ETI apresentaram a peça teatral MAMÃE VOCÊ É UM ESTETÁCULO, seguidas de poesias, músicas com flauta, jogral e a homenagem teve seu gran finale com uma música cantada por todos os alunos a canção "OBRIGADA MÃE"


Parabéns a todas as mães que confiam nesta unidade escolar.


Um feliz Dias das Mães todos os dias de suas vidas.